-

-

83.175

Você sabe o que é dpoc, a doença pulmonar obstrutiva crônica?

A Doença Pulmonar Respiratória Crônica – DPOC, é popularmente conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica, e possui alta prevalência na população brasileira. Causada principalmente pelo tabagismo, incluindo o fumante passivo, a DPOC é uma doença que diminui o fluxo de ar dos pulmões e pode dificultar as atividades mais básicas no dia a dia do paciente, como tomar banho, comer, subir escadas ou caminhar curtas distâncias.

Seus principais sintomas são falta de ar e tosse produtiva (com secreção e ou catarro). A DPOC atinge cerca de 14,9% da população brasileira com idade superior a 40 anos.1 E mesmo sendo a terceira principal causa de morte no mundo2, 50% dos pacientes só são diagnosticados quando a doença já se encontra em estágio moderado ou grave.

Apesar dos sintomas, muitos pacientes não procuram tratamento, pois acreditam que esses são sinais comuns do envelhecimento e do tabagismo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, sete em cada dez pessoas com DPOC não são diagnosticadas3 da maneira correta.

No Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas são acometidas pela DPOC², e o país registra anualmente mais de 83 mil internações por conta da DPOC. Estas internações custam aos cofres públicos aproximadamente R$ 38,7 milhões por ano.²

Causas

O cigarro é a principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Cerca de 15% das pessoas que já fumaram, desenvolveram a doença.4 A poluição do ar e a inalação de vapor de produtos químicos também podem ser fatores desencadeantes para a DPOC.

Segundo o GOLD – Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica –, um programa mundial que atua com objetivo de sistematizar, padronizar e orientar o diagnóstico e o tratamento da DPOC, existem cinco perguntas básicas que ajudam o profissional de saúde a identificar pacientes que podem ter a doença: 5


• Possui mais de 40 anos;
• Fumante ou ex-fumante;
• Tosse frequente;
• Expectoração ou “catarro” constante;
• Cansaço ou dificuldade para respirar, como subir escadas ou caminhar.

O diagnóstico da DPOC é basicamente clínico. O exame de Espirometria, que avalia a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, é uma ferramenta no processo de descoberta da doença crônica.5 Metade dos pacientes são diagnosticados com DPOC quando a doença já está em estágio moderado,6 por isso deve ser realizado de maneira precoce.

Parar de fumar é a primeira etapa no processo de tratamento para a DPOC. O ideal é buscar por aconselhamento médico sobre os procedimentos adequados até a redução da nicotina.7 Além de abandonar o cigarro, o indivíduo deve manter a adesão ao tratamento a partir da orientação do especialista.

As opções mais modernas para o tratamento de DPOC fazem parte das classes de antagonistas muscarínicos de longa duração (LAMA) e beta-agonistas de longa duração (LABA). Para trazer mais conforto aos pacientes, foi desenvolvido um dispositivo que une os princípios ativos em uma única apresentação capaz de promover dupla broncodilatação, facilitando o tratamento diário dos pacientes sintomáticos, com dispneia, segundo as recomendações para o tratamento da DPOC pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Fontes
1 WHO. Chronic obstructive pulmonary disease (COPD). Disponível em: https://www.who.int/respiratory/copd/en/. Acesso em: 7 de Junho de 2018.
2 Goss, T. et al. A Descriptive Analysis of Changes in Home Oxygen Use by COPD Patients Enrolled in the Medicare Fee-For-Service Program 2005-2015. In: D93. PAYING FOR CARE IN PULMONARY DISEASES. American Thoracic Society, 2019. p. A7032-A70323 Moreira Graciane, Manzano Beatriz, et al. PLATINO, a nine-year follow-up study of COPD in the city of São Paulo, Brazil: the problem of underdiagnosis. J Bras Pneumol. 2013;40(1):30-37.
4 Moreira Graciane, Manzano Beatriz, et al. PLATINO, a nine-year follow-up study of COPD in the city of São Paulo, Brazil: the problem of underdiagnosis. J Bras Pneumol. 2013;40(1):30-37.
5 Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for Diagnosis, Management, and Prevention of COPD – 2018 [Internet]. Disponível em: https://goldcopd.org/wp- content/uploads/2018/02/WMS-GOLD-2018-Feb-Final-to-print-v2.pdf. Acesso em: 7 de Junho de 2018.
6 Tantucci C. Modina D. Lung function decline in COPD. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis: 2012;7:95-9
7 COPD – Diagnosis and treatment. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/copd/diagnosis-treatment/drc-20353685. Acesso em: 7 de Junho de 2018.